Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Terremoto devastador mata mais de 2 mil pessoas no Nepal

Um forte terremoto atingiu o Nepal e criou tremores no norte da Índia neste sábado, deixando cerca de 2 mil mortos, derrubando uma histórica torre do século 19 na capital Kathmandu e gerando uma avalanche mortal no monte Everest. Foram registadas, entretanto mais de três dezenas de réplicas. O governo nepalense declarou Estado de emergência e apelou à ajuda internacional.

Houve informações de devastação em áreas montanhosas isoladas após o terremoto de magnitude 7,9, o pior em 81 anos no Nepal, que teve epicentro a 80 quilómetros da segunda maior cidade do Nepal, Pokhara. Um colapso nas comunicações dificultava os esforços de ajuda.

Conforme temores sobre um desastre humanitário crescem, o governo da empobrecida nação himalaia de 28 milhões de habitantes pediu por ajuda internacional.

A Índia foi o primeiro país a responder, enviando uma aeronave militar com equipamentos médios e equipes de resgate.

Um porta-voz da polícia nepalesa afirmou que o número de mortos no país ultrapassou os 1.900. Desse total, cerca de metade morreu no vale de Kathmandu. Mais 36 mortos foram registrados na Índia, 12 no Tibet chinês e quatro em Bangladesh.

O terremoto foi mais destrutivo por ter sido considerado superficial em termos de profundidade, o que intensificou sua força, que derrubou prédios, abriu valas enormes em estradas e fez a população fugir de suas casas diante da ocorrência de abalos secundários.

Milhares passaram a noite fora de casa, montando tendas, sentando ao redor de fogueiras e comendo alimentos fornecidos por voluntários.

Uma unidade montada do exército indiano disse que ao menos 18 pessoas morreram quando uma avalanche desencadeada pelo terremoto atingiu o acampamento-base de montanhistas no Everest, mais alta montanha do mundo. Mais de 1.000 montanhistas estavam reunidos no local se preparando para o início da temporada de escalada. A estimativa é de que cerca de 300 mil turistas estrangeiros estejam no Nepal para a temporada de alpinismo, e autoridades recebiam ligações de amigos e familiares preocupados.

Localizado entre Índia e China, e popular entre turistas aventureiros, o Nepal já registrou uma série de desastres naturais. O pior terremoto de sua história ocorreu em 1934 e matou mais de 8,5 mil pessoas.

A histórica torre Dharara desmoronou em Kathmandu quando o terremoto ocorreu, logo depois do meio-dia local. Um policial disse que mais de 200 pessoas ficaram presas na estrutura. Construída em 1832 para a rainha do Nepal, a torre tinha mais de 60 metros de altura e estava aberta a visitantes nos últimos dez anos. O monumento tinha um terraço para apreciar a vista. Muitos corpos foram encontrados nas ruínas da construção.

Kathmandu abriga diversos templos hindus. Fotografias publicadas na Internet mostravam edifícios reduzidos a poeira, com grandes rachaduras nas rodovias e moradores sentados nas ruas segurando bebês.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!