O número de mortes causadas pelo terremoto de 6,4 graus na escala Richter que sacudiu Taiwan no sábado subiu nesta quinta-feira(12) para 61, com poucas esperanças de resgatar com vida os 75 desaparecidos, informou o Serviço Nacional de Emergências.
Entre os mortos estão uma bebé de dez dias, dois de seis meses e outras 17 crianças, e entre os desaparecidos, sepultados entre os escombros, há 60 adultos e 15 crianças, detalhou o Serviço Nacional de Emergências.
Membros das equipas de resgate que trabalham no edifício Weiguan Jinlong (Dragão Dourado), que desabou em Tainan, a cidade mais afectada pelo terremoto, reconheceram que as esperanças de encontrar pessoas vivas entre os escombros são muito pequenas. Desde sábado foram resgatados 327 sobreviventes.
Os procuradores do Governo detiveram três executivos da empresa que construiu esse edifício pela suspeita de homicídio por negligência profissional, no meio de acusações que a estrutura do edifício não se tinha reforçado adequadamente. Os investigadores da procuradoria também descobriram que foram retirados, possivelmente depois da construção, pilares nos primeiros andares do edifício para ampliar o espaço livre.
O terremoto de 6,4 graus de magnitude teve epicentro na aldeia de Meinung, ao sul de Taiwan, a 16,7 quilómetros de profundidade, e sacudiu o sul da ilha às 03.57 hora local, segundo o Serviço Meteorológico Central.