Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Tempestade Irina afasta-se de Moçambique

A Tempestade Tropical Irina, está a afastar-se da região continental do nosso país, deslocando-se para sul do Canal de Moçambique. Entretanto, devido a a interacção com uma frente fria o sistema reduziu a intensidade dos ventos, que no domingo atingiam 75 km/h.

Segundo o jornal Notícias, as autoridades em Maputo, Gaza e Inhambane continuam a avaliar os efeitos associados a Tempestade Irina, havendo para já o registo de um morto em Gaza e dezenas de salas de aulas e casas de construção mista destruídas, onde os ventos atingiram entre 70 e 90 quilómetros por hora; em Maputo 60 quilómetros por hora; Massinga, em Inhambane, (entre 60 e 80 quilómetros).

A maior quantidade de precipitação (entre 150 e 200 milímetros, em 24 horas) caiu sobre o mar, na costa de Gaza. A precipitação esteve entre 20 e 70 milímetros. Em Xai-Xai foi medida a precipitação de 49 milímetros e no Maputo 27,5 milímetros.

Na Estrada Nacional Número Um, o tráfego de viaturas chegou a ser interrompido, momentaneamente, devido à fraca visibilidade, retomando-se depois quando melhorou. Em Inhambane, a passagem desta tempestade resumiu-se em ventos fortes que paralisaram a circulação de pequenas embarcações de passageiros e carga na baía de Inhambane, na sexta-feira e sábado.

 

Céu nublado em todo país

Entretanto, os efeitos da Tempestade Irina prevalecem com a ocorrência de chuvas em regime moderado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia esta segunda-feira os céus em todas províncias de Moçambique estarão pouco nublado.

Beira e Tete deverão ser as capitais provinciais mais quentes, estão previsto 39º graus, enquanto Lichinga será a cidade mais fresca com 28 graus celsius. Para as restantes capitais estas são as temperaturas máximas previstas: Maputo 33º, Xai-Xai 31º, Inhambane 30º, Chimoio 38º, Quelimane 36º, Nampula 31º e Pemba 30º celsius.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts