O candidato do Movimento Democrático de Moçambique, Venâncio Mondlane, trabalhou hoje nos bairros da Costa do Sol, Laulane e Minguene, é de opinião de que na cidade de Maputo devia-se apostar em construções verticais e em habitações sociais, cuja renda não deveria ascender a três salários mínimos.
Esta opinião surge do facto de “a cidade de Maputo ser o ponto de convergência de todas as pessoas provenientes do país. Aliás, é necessário lembrar que os cidadãos acorreram à capital aquando do conflito armado e este fluxo não foi acompanhado de medidas tendentes a minorar o seu impacto”.
Mas já que a situação de construções desordenadas é irreversível, Mondlane é contra o reassentamento e sugere a requalificação dos bairros e a aposta em construções verticais pois ocupam menos espaço. “Somos contra a transferência de pessoas. Esse deve ser o último recurso. Temos de apostar na habitação social”. No bairro Costa do Sol, as condições de vida dos moradores são precárias.
As casas foram erguidas sobre o mangal e quando chove as pessoas recorrem a botas para poder circular. Patrulha policial, energia de qualidade, emprego, drenagens e sistema de saneamento é o que os residentes pedem.
