Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Telefone celular ao serviço de eleições na Tanzânia

Os responsáveis eleitorais tanzanianos demonstraram um sistema de informação eleitoral a partir do telefone celular com vista a fazer das próximas eleições gerais na Tanzânia um exercício facilitado. Graças a este sistema, os eleitores estarão em condições de utilizar os seus telefones celulares para localizar as assembleias de voto, enviando um pequeno texto à Comissão Nacional Eleitoral (NEC), na Tanzânia continental, ou à Comissão Eleitoral de Zanzibar (ZEC), para os eleitores instalados nas ilhas de Zanzibar.

Lembre-se que os Tanzanianos vão às urnas a 30 de Outubro de 2010 para eleger novos deputados, e novos Presidentes do Governo de União e de Zanzibar, bem como os representantes da legislatura de Zanzibar e os conselheiros municipais da ilha.

Os responsáveis da NEC e da ZEC confirmaram todos, terça-feira, que o serviço de informação eleiroral estaria disponível em todas as operadoras de telefonia móvel do país. A ilha de Zanzibar iniciou o serviço segunda-feira e a NEC deve lançá-lo esta semana para os eleitores da parte continental.  

A iniciativa destina-se a facilitar a verificação dos nomes dos eleitores devido ao pouco tempo que os separa do dia das eleições, explicou o diretor das Eleições, Rajab Kiravu. “Estamos na última parte dos preparativos e o serviço deverá estar operacional esta semana. Uma vez concluído, cada eleitor estará em condições de obter pormenores essenciais, bastando enviar uma mensagem a partir do seu telefone”, garantiu. Cinco operadoras de telefonia móvel estão presentes na Tanzânia, designadamente Vodacom, Zain, Zantel, Tigo e a Empresa Nacional das Telecomunicações, a Tanzania Telecommunications Company Limited (TTCL).

O diretor da ZEC, Salum Kasim, afirmou que esta disposição que envolve todas as empresas de telefonia móvel que operam nas ilhas é um grande passo para uma comunicação fácil com os eleitores. “O serviço ajudará os eleitores que poderão não se lembrar da sua assembleia de voto ou não têm o tempo de se deslocar fisicamente. Basta escrever ZEC, o número do cartão de eleitor e enviar tudo para o número 15771”, explicou.

Os eleitores no continente enviarão as suas mensagens SMS ao 15455 para se informar. A mensagem custará 300 xelins tanzanianos. A ilha de Zanzibar possui 407 mil 658 eleitores inscritos, ao passo que as cifras da NEC dão conta de 19 milhões 600 mil eletores na Tanzânia continental.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!