Um (novo) corte na fibra óptica da empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM), registado na passada sexta-feira (14), no troço entre as províncias de Gaza e Inhambane, ambas no Sul de Moçambique, está a provocar restrições nas comunicações da rede fixa e móvel. Ainda na passada semana a capital do país, Maputo, ficou privada dos serviços de internet das TDM por um dia inteiro devido a “uma avaria registada no seu equipamento central” segundo se pôde ler no comunicado da empresa.
A fibra óptica registou uma outra avaria em Julho passado na zona de Xai-Xai, província de Gaza, deixando a zona sul de Moçambique desconectada das províncias mais ao Centro e Norte. Ainda este ano, em Abril, as TDM registaram um corte grave na sua fibra óptica numa zona localizada entre o município de Vilanculos, na província de Inhambane, e o da Beira, Centro do país. Esta avaria também afectou os serviços de transmissão de voz, internet, entre outros, durante cerca de uma semana.
Sempre inacessível para prestar esclarecimentos aos seus clientes, as TDM só apareceram esta quarta-feira, em conferência de imprensa, a falar sobre os problemas com a sua fibra óptica, que constitui a base fundamental das comunicações em Moçambique, lamentando-se destes problemas e afirmando que eles só acontecem por actos de vandalismo perpetrados por pessoas e empresas que executam obras, e devido a intempéries naturais e a avarias técnicas.
O PCA das TDM, Joaquim de Carvalho, fez questão de enfatizar os prejuízos que e empresa tem tido com a reparação destas avarias, contudo, nenhuma palavra de consolo foi deixada aos milhões de clientes que em Moçambique têm ficado privados de se comunicar ou de apenas estarem informados sobre o que se passa no país e no mundo. Muitos dos clientes das TDM, que fazem uso dos serviços de dados e voz, têm tido prejuízos incalculáveis quando se vêem desconectados do mundo.
A grande maioria, contactada pela @Verdade, até percebe os problemas que afligem as TDM, porém, não entendem é por que razão a empresa, com tantos anos de experiência e de operação no país, não tem um serviço alternativo de qualidade para quando estes problemas surgem. Outros clientes das TDM fizeram questão de frisar que durante os últimos dois meses, mesmo quando o serviço de internet está operacional, têm sido sistemáticos os problemas com a BandaLarga, cuja qualidade do serviço tem sido má (entenda-se com velocidade lenta de upload e download).