A Comair, operadora aérea da British Airways na África Austral, vai suspender os voos regulares entre o Aeroporto de Lanseria, na África do Sul, e Maputo, em Moçambique, devendo o último voo ocorrer a 17 de Janeiro corrente.
Há indicações de que a Comair não está a suportar os elevadíssimos encargos com taxas aeroportuárias, cobradas tanto na África do Sul bem como em Moçambique, que, segundo a operadora, chega a ascender a cerca de 80 por cento do custo da passagem, reporta a Rádio Moçambique, estação pública.
A Comair entrou no mercado moçambicano em Setembro de 2011, realizando oito ligações semanais entre Lanseria e a capital moçambicana, Maputo, operando com aeronaves do tipo ART 42-500 Turbuprop, com capacidade para transportar 48 passageiros.
Esta situação denota dificuldade que outras companhias aéreas, que não sejam as de bandeira moçambicana e sul-africana, respectivamente LAM e SAA, de competirem na rota Maputo/Joanesburgo.
Em meados de 2010 outra transportadora aérea privada sul-africana, a 1Time, também, capitulou na exploração da rota Maputo/Joanesburgo