As autoridades moçambicanas detiveram no passado domingo um cidadão de nacionalidade tailandesa no Aeroporto Internacional de Pemba, na província nortenha de Cabo-Delgado, depois de surpreendido na posse de 448 gramas de rubis com destino a capital queniana, Nairobi.
O passageiro, cuja identidade não foi revelada, levava as pedras preciosas na mala, embrulhadas para não serem detectadas.
O porta-voz do Comando Provincial da Polícia, em Cabo-Delgado, Abdul Chaguro, disse que o traficante confessou ter adquirido as pedras no distrito de Montepuez, região onde a actividade mineira de garimpo é intensa, sobretudo virada à extracção daquele tipo de recurso mineral. ?
O cidadão estava a tentar embarcar para Nairobi, e porque não está autorizado a fazer este tipo de negócio, foi neutralizado e neste momento decorrem procedimentos para posterior responsabilização?, disse a fonte, acrescentando que ?esta não é a primeira vez que detectamos casos do género.
Refira-se que Cabo-Delgado tem atraído muitos estrangeiros devido aos recursos minerais que abundam em vários distritos, sobretudo o rubi, que é extraído no distrito de Montepuez.