Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Suspenso temporariamente aumento do preço do pão em Moçambique

Suspenso temporariamente aumento do preço do pão em Moçambique

Foto de Adérito CaldeiraO aumento do preço do pão anunciado pela Associação Moçambicana dos Panificadores (AMOPÃO) para entrar em vigor a partir desta sexta-feira(01) em todo País foi suspenso temporariamente pelo Ministério da Indústria e Comércio.

Os panificadores moçambicanos decidiram na passada quarta-feira(29), em reunião magna, agravar o custo do alimento essencial para os moçambicanos alegadamente devido à subida dos seus custos de produção. “Estamos a tentar fazer simplesmente a reposição daquilo que foi corroído pelos custos da subida da matéria-prima básica, estamos a falar da farinha de trigo, do fermento, da vitamina e também dos salários que foram reajustados em Abril, tudo isso veio tornar os custos de produção mais elevados” declarou Victor Manuel, em conferência de imprensa após a reunião dos panificadores, explicando que os custos de produção subiram em cerca de 70 por cento “tornando a nossa actividade insustentável”.

Entretanto nesta quinta-feira(30) e após “muita discussão, numa acção coordenada com a própria direcção da AMOPÃO o Ministério da Indústria e Comércio decidiu suspender temporariamente o agravamento do preço do pão para dar tempo ao Governo analisar todos os factores evocados para justificar o tal agravamento”, afirmou o inspector-geral da Inspeção Nacional das Actividades Económicas (INAE), José Rodolfo, em declaração à Rádio Moçambique.

Falando após a reunião da agremiação o presidente da AMOPÃO disse que o Governo se entender que o preço do pão não deve aumentado “vai ter que apresentar alternativas, nós não temos condições de trabalhar sem reajustar o preço do pão”.

Desde Abril que os panificadores têm alertado para o aumento dos custos de produção, com destaque para o custo da farinha de trigo porém o Executivo, que em finais do ano passado retirou o subsídio que concedia aos panificadores desde 2010 porque o preço do trigo baixou nos mercados internacionais, não atendeu aos pedidos para encontrar uma solução de amortecimento dos custos de produção.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts