O suspeito do atentado à Maratona de Boston Tamerlan Tsarnaev foi enterrado em um cemitério muçulmano na Virgínia, disse o chefe de um centro islâmico nesta sexta-feira.
O corpo de Tsarnaev, que foi morto em um tiroteio com a polícia três dias depois do ataque de 15 de abril, foi transferido no início desta semana de uma casa funerária em Worcester, Massachusetts, afirmou a polícia na quinta-feira. A casa funerária enfrentou um fluxo constante de manifestantes durante a semana passada, enquanto havia um esforço para encontrar um cemitério disposto a aceitar o corpo.
Ammar Amonette, imã do centro islâmico da Virginia, disse que Tsarnaev foi enterrado no Cemitério Al-Barzakh, em Doswell, Virgínia, nos arredores de Richmond, e que ele não aprova a decisão. “Foi feito por indivíduos sem o nosso conhecimento ou consentimento”, declarou Amonette. “Estamos muito chateados. Isso afeta milhares de muçulmanos e não fomos consultados.”
Representantes de outro centro islâmico na região, a Sociedade Islâmica da Greater Richmond, não puderam ser imediatamente contatados.
Tsarnaev, de 26 anos, e seu irmão mais novo Dzhokhar Tsarnaev, de 19, foram identificados pelo FBI como suspeitos de colocar bombas na linha de chegada da Maratona de Boston, matando três pessoas e ferindo outras 264.
Dzhokhar está numa prisão a oeste de Boston, depois de ter sido acusado de crimes que podem levar à pena de morte.
O corpo de Tsarnaev foi transferido do instituto médico-legal de Boston para a casa funerária Graham Putnam & Mahoney em Worcester, Massachusetts, há uma semana. A sua família não reivindicou o corpo, e as cidades de Boston e Cambridge se recusaram a aceitá-lo. A polícia de Worcester disse na quinta-feira que uma pessoa não identificada os procurou com uma solução para o corpo após um apelo público por ajuda.