Um cidadão cujo nome não foi possível apurar, que aparentava ter 23 anos de idade, morreu por linchamento, na noite da última segunda-feira (05), no bairro de Muatala, arredores da cidade de Nampula, protagonizado por um grupo de moradores, supostamente por ter sido encontrado em flagrante a tentar entrar à força numa residência com a intenção de roubar.
De acordo com João Marques, uma das pessoas que integravam o grupo que linchou o suposto ladrão, no passado, este foi objecto de um registo policial por ser o cabecilha de uma quadrilha que aterrorizava o bairro de Muatala com recurso a armas brancas e outros instrumentos contundentes.
“Detivemos o jovem e encaminhámo-lo à Polícia por várias vezes, mas sempre é solto. Por estarmos agastado com a atitude dos homens da Lei e Ordem achamos que a única alternativa era fazer justiça pelas próprias mãos”, sublinhou João Marques.
O nosso interlocutor apelou à Polícia para que leve a peito os casos de roubo denunciados pela população de modo a evitar linchamentos. Recorde-se de que a 01 de Janeiro corrente, um cidadão que responde pelo nome de Cuba escapou da morte depois de ter sido submetido ao mesmo tipo de maus-tratos, acusado, também, de roubo. Outro suposto larápio perdeu a vida em consequência de ter sido espectado um prego na cabeça por uma multidão.