Um indivíduo, cujo nome não apurámos, mas que carinhosamente era tratado por Kocorico, de aparentemente 23 anos de idade, perdeu a vida em consequência de uma agressão física e ferimentos nos seus órgãos genitais, na madrugada da passada quinta-feira (20), no bairro suburbano de Murrapaniua, na cidade de Nampula.
Murrapaniua localiza-se no posto administrativo de Natikiri. Tais actos foram perpetrados por populares, alegadamente porque a vítima foi surpreendida a tentar apoderar-se de diversos bens numa residência à noite. O finado estava na companhia dos seus comparsas, os quais se puderam em fuga quando se aperceberam da presença de alguns moradores enfurecidos.
Segundo relatos, o presumível ladrão não foi encaminhado para as autoridades policiais, mas, sim, amarrado e submetido a sevícias. A vítima foi também forçada a masturbar-se publicamente. Em seguida, a multidão obrigou o jovem a simular uma relação sexual, introduzindo o seu órgão genital numa garrafa.
De acordo com Joaquim Mineses, um dos cidadãos que fizeram parte do grupo que linchou Kocorico, contou que, para além dos golpes fortes contra o jovem, este contorceu-se ainda de dores em virtude de o seu sexo ter sido esticado pelos populares, o que ditou a sua morte imediata. O cadáver do suposto gatuno foi abandonado numa vala, nas imediações da Escola Primária Completa de 01 de Junho.
Por seu turno, Sérgio Mourinho, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, confirmou o incidente, tendo acrescentado que os outros cinco supostos ladrões, que estavam na companhia da vítima, ora escapulidos, encontram-se detidos nas celas do Posto Policial de Napipine.