Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Superliga: Cardozo decide dérbi lisboeta

Superliga: Cardozo decide dérbi lisboeta

O Benfica venceu, este domingo, o Sporting por 2 a 0, graças a dois golos do avançado Óscar Cardozo, absolutamente decisivo no dérbi lisboeta. O paraguaio parece estar de volta à forma que lhe permitiu ser o melhor marcador do campeonato passado. O Benfica não tinha grande margem de manobra.

Depois de três derrotas nos primeiros quatro jogos da Liga ZON Sagres, as Águias sabiam que qualquer resultado que não a vitória frente ao eterno rival poderia deixar a liderança do campeonato, na posse do FC Porto, muito longe. E a equipa de Jorge Jesus mostrou estar à altura do desafio, garantindo um triunfo que pode devolver a confiança que a equipa encarnada parecia ter perdido.

Na primeira vez que o Benfica chegou à área do Sporting, aos cinco minutos, Óscar Cardoso tirou Nuno André Coelho da frente e, de pé esquerdo, rematou à barra da baliza de Rui Patrício. O lance animou as Águias e, em particular, o avançado paraguaio que festejaria mesmo aos 13 minutos. Após um pontapé de canto, o cabeceamento de Luisão embateu em André Santos e a bola sobrou para o pé esquerdo de Cardozo, que atirou para o 1 a 0.

O Sporting tentou reagir, aproximou-se com alguma frequência da área adversária, mas nunca conseguiu causar verdadeiros problemas ao Benfica que, a espaços, tentava lançar contra-ataques rápidos e causava alguns calafrios. A tarefa leonina adivinhava-se complicada para a segunda parte e pior ficou quando, aos 50, Cardozo bisou com um remate em jeito de fora da área, após assistência de Javier Saviola.

Empolgado, o Benfica esteve muito perto do terceiro golo logo a seguir, mas Rui Patrício fez uma defesa enorme a remate de Fábio Coentrão. A resposta surgiu aos 58 minutos, com Valdés a lançar Liedson que, depois de tirar David Luiz do caminho, e com a baliza toda à sua mercê atirou ao lado. O Sporting estava mais perigoso e Hélder Postiga, acabado de entrar, rematou forte para uma defesa complicada de Roberto.

No entanto, a reacção leonina ficou por aqui e até seria o Benfica a estar perto do terceiro golo, com Cardozo, em duas situações separadas por apenas um minuto, a falhar a possibilidade de completar o “hat-trick”.

Depois de duas derrotas consecutivas – contra o FC Porto para a Liga e contra o Arsenal para a Liga dos Campeões -, o Braga voltou a vacilar, cedendo um empate a duas bolas no terreno do Paços de Ferreira. Os Arsenalistas tiveram a vitória nas mãos, já que estiveram a vencer por 2 a 0, mas permitiram o empate dos donos da casa já em período de descontos.

O defesa brasileiro Moisés colocou a equipa de Domingos Paciência a vencer logo aos 11 minutos, cabendo ao uruguaio Luís Aguiar ampliar a vantagem, aos dez minutos do segundo tempo. No entanto, o Braga acabou por acusar o desgaste e depois de Baiano reduzir aos 69, com um grande golo, Javier Cohene assegurou o empate para o Paços de Ferreira.

Confira os resultados da 5ª jornada do Campeonato Português:

Olhanense-Portimonense, 2-0

Beira-Mar-Marítimo, 1-1

Guimarães-União Leiria, 1-0

Rio Ave-Académica, 2-2

Naval-Setúbal, 0-0

Paços Ferreira-Braga, 2-2

Benfica-Sporting, 2-0

Segunda-feira: Nacional-FC Porto

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts