O recém-independente Sudão do Sul anunciou na segunda-feira que pretende colocar a sua nova moeda em circulação dentro de uma semana – antes do esperando -, com cotação igual à da libra sudanesa. O Sudão do Sul tornou-se independente do norte do Sudão no sábado, concluindo um acordo de paz de 2005 que encerrou décadas de guerra civil.
O ministro das Finanças sul-sudanês, David Deng Athorbei, disse a jornalistas em Juba, a capital, que o país receberá na quarta-feira o primeiro carregamento de cédulas de libras sul-sudanesas, impressas pela empresa britânica De La Rue. “E então, no dia 18, o governo do Sudão do Sul deve ter concluído essa tarefa …, e então caberá ao Banco Central do Sudão do Sul emitir a moeda”, disse ele. “Do dia 18 em diante, dependendo da distribuição …, o vosso dinheiro estará em circulação.”
Exceto por dizer que a nova moeda terá inicialmente paridade com a libra do “velho” Sudão, o ministro não explicou como será administrada. Até agora, autoridades diziam que a nova moeda só começaria a circular dentro de seis meses.
Também na segunda-feira, o Sudão do Sul anunciou um gabinete provisório, composto por ministros ingressados da administração regional semiautônoma. Eles terão a tarefa de administrar o país até que um governo pleno seja nomeado.