O Governador da província de Maputo, Raimundo Diomba, enalteceu o projecto de cidadania promovido, recentemente, pelo Standard Bank, visando a emissão gratuita de documentos essenciais, permitindo o gozo efectivo da cidadania às populações mais carenciadas.
Durante os meses de Julho e Agosto, nos municípios da Matola, Xai-Xai e Alto Molócuè, nas províncias de Maputo, Gaza e Nampula, respectivamente, foram emitidos gratuitamente cerca de 7.000 documentos essenciais, nomeadamente Bilhetes de Identidade, Cédulas Pessoais e NUITs (Número Único de Identificação Tributária).
Trata-se da continuidade do projecto de cidadania, iniciado em Agosto de 2011, que tem por objectivo promover o gozo efectivo da cidadania às populações mais carenciadas e insere-se na responsabilidade social corporativa desta instituição bancária.
Nesta empreitada socialmente responsável, as brigadas móveis da Autoridade Tributária de Moçambique e do Registo e Notariado emitiram, em conjunto, 1.137 NUITs e 915 Cédulas Pessoais, respectivamente. Enquanto isso, as brigadas da Direcção Nacional de Identificação Civil processaram, igualmente, 4.523 Bilhetes de Identidade.
Raimundo Diomba, que visitou o local onde decorreu este projecto no munícipio da Matola, considerou que a iniciativa do banco valoriza a cidadania moçambicana, fazendo com que as pessoas tenham acesso a documentos essenciais, que provam que são de facto moçambicanas.
“Não é fácil, pois apesar de estarmos na cidade da Matola, podemos constatar que há muita gente a aderir ao projecto, o que significa que não tem documentos, situação que pode ser ainda pior no campo”, comentou o governador, realçando que o fluxo da população demonstra que se trata de uma actividade que vale a pena desenvolver.
Uma das beneficiárias do projecto de cidadania no município da Matola foi Elisa Filimone Manungo. Com a sua filha de três anos no colo disse ter conseguido registar a criança, assim como tratar do seu Bilhete de Identidade, sem pagar nada. “Estou muito satisfeita. Cheguei logo pela manhã, fiz a fila e consegui registar a criança e ainda tratar do meu Bilhete de Identidade pelo que agradeço ao banco pela oportunidade”, concluiu.
Ainda no âmbito das celebrações dos 124 anos, o presidente do Conselho de Administração do Standard Bank, Tomaz Salomão anunciou ainda que o projecto de cidadania vai abranger os distritos de Caia, em Sofala e Cuamba, em Niassa, proporcionando aos cidadãos com menos posse a oportunidade de ter acesso aos seus Bilhetes de Identidade a custo zero.