Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Standard Bank promove masterclass sobre estratégia de comércio e expansão para fortalecer empreendedores

fim-sb-ÓscarMicaiane

A Incubadora de Negócios do Standard Bank realizou, recentemente, uma masterclass virtual sobre “Estratégia de Comércio e Expansão de Mercado”, dirigida a empreendedores e titulares de negócios em fase de arranque, consolidação ou que enfrentem desafios de estagnação.

A sessão, conduzida por Óscar Micaiane, gestor de Aquisição de Clientes do Standard Bank, teve como propósito apoiar empreendedores e proprietários de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) na construção de negócios sólidos, organizados e sustentáveis.

Na ocasião, destacou-se a importância de adoptar “uma visão estratégica clara, com processos bem definidos e maturidade organizacional desde o princípio, para evitar que os negócios integrem a estatística das empresas que colapsam nos primeiros anos”.

Durante a apresentação, o orador sublinhou a importância de harmonizar as três personalidades que coexistem no empreendedor, nomeadamente o técnico, o gestor e o visionário, enfatizando que esse equilíbrio “é decisivo para o crescimento saudável e sustentável de qualquer empresa”.

Ao longo da sessão, foi igualmente reforçada a necessidade de planificação rigorosa antes da abertura do negócio, sendo ideal “desenhá-lo antes de o abrir, criando um plano claro a curto, médio e longo prazo, com organograma, sistemas e funções bem definidos. Ou seja, a empresa deve nascer madura, com processos escritos, controlo rigoroso de finanças, sistemas de atendimento, produção, vendas e padronização de serviços”.

Num outro desenvolvimento, o orador chamou à atenção para a necessidade de se evitar práticas que comprometem a estabilidade e a reputação das empresas, tais como misturar contas pessoais com as da empresa, diversificar prematuramente, adoptar gastos precipitados após os primeiros lucros ou “querer parecer rico, sacrificando a saúde financeira da empresa”, um erro comum entre novos empreendedores.

Para ultrapassar essas fragilidades, concluiu, “é imprescindível que o empreendedor tenha alguns atributos, nomeadamente coragem, disciplina, responsabilidade, estudo contínuo e capacidade de começar pequeno, mas com mentalidade de crescimento. São aspectos determinantes para assegurar a sustentabilidade do negócio”.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *