O Standard Bank participou, recentemente, num encontro de intercâmbio que reuniu os Conselhos Municipais de Boane e da Matola-Rio e os respectivos agentes económicos, com o objectivo de debater estratégias de recuperação e relançamento da actividade empresarial nas duas circunscrições.
No evento, o Banco destacou a importância da educação financeira como ferramenta essencial para a sustentabilidade dos negócios. Foram partilhados conhecimentos práticos de literacia financeira e apresentadas soluções inovadoras de apoio a jovens empreendedores e Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).
Segundo Hermenegildo Sanchez, gerente de Vendas e Serviços da Região Sul, a participação do Banco esteve centrada na promoção de competências financeiras e na apresentação da Incubadora de Negócios, um espaço de capacitação que apoia projectos viáveis, acelera ideias empreendedoras e fomenta a criação de empresas mais resilientes.
“A nossa Incubadora de Negócios está aberta a todos que queiram empreender, que tenham um projecto e necessitam de apoio ou que procurem impulsionar os seus negócios, de modo a crescermos todos juntos”, sublinhou.
Durante o encontro, a presidente do Conselho Municipal de Boane, Geraldina Bonifácio, destacou a importância da criação de plataformas de articulação entre as edilidades e os agentes económicos, enquanto a representante da Universidade Wutivi, Wind Matete da Costa, reforçou o impacto positivo do intercâmbio ao disponibilizar ferramentas úteis para a retoma dos empreendimentos.
Por sua vez, o presidente do Conselho Empresarial do Distrito de Boane, Amiro Osman, considerou o debate fundamental para identificar constrangimentos e definir soluções de apoio ao empresariado, destacando o papel da banca, em particular do Standard Bank, na disponibilização de educação financeira e novas janelas de financiamento.
No final do encontro, o Standard Bank realizou uma acção de Banking Day no local, permitindo o contacto directo com comerciantes, empresários, funcionários do Conselho Municipal de Boane e da Universidade Wutivi (UNITIVA). Esta iniciativa visou aproximar ainda mais os serviços do Banco das comunidades e angariar novos clientes, reforçando o compromisso de inclusão financeira e apoio às economias locais.
