O Standard Bank procedeu, recentemente, na cidade de Maputo, ao lançamento do Programa Nacional de Plantio de Árvores em Centros de Saúde, uma iniciativa que reforça o compromisso da instituição com o bem-estar das comunidades e com a preservação do meio ambiente.
O acto teve lugar no Centro de Saúde de Xipamanine, onde foram realizadas as primeiras acções deste programa, que abrangerá, numa primeira fase, 12 centros de saúde da cidade de Maputo, com um total de 400 mudas a serem plantadas.
Trata-se dos centros de saúde de Xipamanine, Malhangalene, 1.º de Maio, Bagamoyo, Magoanine A, Magoanine C, 1.º de Junho, Albazine, Romão, Chamissava, Mutekwa e Zimpeto. Progressivamente, o programa será replicado nas outras províncias do País.
Conforme explicou a directora de Operações do Standard Bank, Sasha Vieira, a iniciativa visa contribuir para a melhoria dos espaços de atendimento público, em particular os centros de saúde, proporcionando ambientes mais verdes, acolhedores e sustentáveis para pacientes, profissionais de saúde e visitantes.
“A qualidade do ambiente onde os cidadãos recebem cuidados de saúde tem impacto directo no seu conforto e na sua recuperação. Por isso, o programa procura promover espaços que transmitam tranquilidade e bem-estar, capazes de influenciar positivamente a experiência de todos os utentes”, considerou.
Mais do que contribuir para a promoção de ambientes verdes nas unidades sanitárias, acrescentou a directora de Operações do Standard Bank, “pretendemos inspirar as comunidades a envolverem-se cada vez mais na preservação do ambiente, mostrando que pequenas acções, como o acto de plantar e cuidar de uma árvore, têm um impacto duradouro. Este gesto é um convite à acção e à cidadania ambiental”.
Na ocasião, a vereadora de Saúde e Acção Social do Conselho Municipal de Maputo, Alice de Abreu, destacou a importância da parceria com o Standard Bank, sublinhando o impacto positivo que o programa de plantio de árvores terá nas unidades sanitárias da cidade.
“Gostaríamos de agradecer ao Standard Bank por esta iniciativa e por terem escolhido a cidade de Maputo para o seu lançamento. As árvores contribuirão para um ambiente mais saudável e equilibrado, melhorando a qualidade do ar e tornando os espaços de atendimento mais agradáveis e humanizados para profissionais e utentes”, disse.
Por seu turno, a directora do Centro de Saúde de Xipamanine, Otilinda Camacho, enalteceu a relevância do projecto, realçando os benefícios ambientais e de bem-estar que a iniciativa proporcionará à unidade. “O plantio de árvores é muito importante para nós, pois ajuda a regular a humidade do ar, melhora as condições do ambiente e cria um espaço mais harmonioso e propício à recuperação dos nossos doentes. É, sem dúvida, um contributo valioso para a promoção da saúde e da sustentabilidade”, frisou.
