O Standard Bank assinou, recentemente, em Maputo, um memorando de entendimento com a operadora de telefonia móvel Vodacom Moçambique com vista a apoiar o crescimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), que fazem parte da cadeia de fornecedores da Vodacom.
À luz deste memorando, o Standard Bank vai assegurar o desenvolvimento de competências, conhecimentos e experiências necessários para o crescimento destas MPME, incluindo a disponibilização de financiamento, mentores e exposição das mesmas a oportunidades de negócio.
Conforme explicou o director da Banca Comercial e de Negócios do Standard Bank, João Guirengane, este acordo resulta do reconhecimento do contributo das Pequenas e Médias Empresas no crescimento e desenvolvimento da economia do País e dos desafios que estas enfrentam no seu dia-a-dia para servir os seus clientes.
“Impulsionamos a capacitação empresarial das MPME, através da nossa Incubadora de Negócios. É nosso objectivo garantir o crescimento destas empresas, pois pretendemos ser um banco para as empresas moçambicanas e que, acima de tudo, facilite o crescimento destas firmas”, referiu.
Na sua intervenção, o director-geral da Vodacom Moçambique, Simon Karikari, considerou que o memorando de entendimento vai permitir que a operadora tenha maior acesso a fornecedores locais, o que irá concorrer para o crescimento e desenvolvimento das PME nacionais.
O acordo terá um efeito multiplicador na economia, uma vez que “as MPME terão acesso a financiamentos mais acessíveis para poderem prestar serviços à Vodacom e, consequentemente, gerar mais postos de trabalho”, concluiu.