Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

STAE em Sofala conclui recolha de material

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) ao nível da província de Sofala, na zona centro de Moçambique, diz que está a concluir a recolha dos materiais utilizados na eleição da ultima quarta-feira dos locais de votação para os distritos.

O director do STAE ao nível desta província, Celso Chimoio Sousa, disse na quinta-feira, numa conferencia de imprensa na Beira, que até ao fim do dia de quinta-feira todos os materiais de votação, incluindo os editais, estarão nos distritos, “nem que para tal seja necessário trabalhar durante toda a noite”. “Já conseguimos retirar o material das zonas de difícil acesso do distrito de Marromeu e neste momento se esta a concluir na zona de Machanga e Gorongosa. Mais de 50 por cento do material já se encontra nos distritos, mas continuámos a trabalhar”, disse.

“Já concluímos a recolha do material no distrito de Chemba e noutros falta apenas uma a duas mesas, com excepção de Buzi com 16 mesas”, detalhou. Os distritos têm três dias a contar a partir de quinta-feira para fazer o apuramento e enviar os resultados aos distritos. Para facilitar o trabalho de recolha dos materiais, o STAE em Sofala conta com um helicóptero, do grupo de sete que estão a ser utilizados nas zonas centro e norte do país, essencialmente, que aloca às zonas difíceis.

No que refere a votação em si, Sousa sublinhou que o mesmo decorreu sem sobressaltos e faz um balanço positivo do processo de votação da última quarta-feira, no âmbito das quartas eleições gerais e primeiras para as Assembleias Provinciais em todo o país. Entretanto, Sousa reconhece ter havido alguns pequenos incidentes que obrigaram a Forca de Intervenção Rápida a fazer-se presente para manter a ordem, tal como ocorreu na mesa 0009, localizada da EPC Palmeiras. A FIR foi convidada a intervir mesma mesa, apesar de estarem presentes nos locais alguns agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM).

A Mesa 0009 é aquela que foi invadida por eleitores ávidos de votar logo após o início da votação, que chegaram a dificultar o processo. Nesta mesa, a votação terminou por volta das 22 horas, porque devido a alguma desordem, o trabalho tornou-se moroso e houve necessidade de prolongar para alem das 18 horas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!