Roma, Inter de Milão, Liverpool e Monaco estão entre sete clubes que estão a ser investigados por possíveis quebras do regulamento de fair play financeiro, disse a entidade que comanda o futebol europeu, a Uefa, nesta quinta-feira. O clube turco Besiktas, o russo FC Krasnodar e o Sporting Lisboa também estão a ser investigados sobre possíveis violações das regras estipuladas para evitar que as equipes gastem mais do que ganham através de receita gerada, disse a Uefa.
A Uefa afirmou que os clubes haviam “divulgado um déficit de equilíbrio baseado nos períodos financeiros reportados com fim em 2012 e 2013. “Esses clubes precisarão submeter informações adicionais de monitoramento durante outubro e novembro de acordo com os prazos estabelecidos pela diretoria de controle financeiro dos clubes. Em consequência, os clubes podem ser comunicados e medidas cautelares podem ser aplicadas”, disse a Uefa.
A Uefa informou que um total de 115 clubes envolvidos em competições europeias neste ano serão monitorados durante a temporada. Foi requisitado que os clubes apresentem informações adicionais, incluindo sobre a situação de contas vencidas. Além do mais, cinco clubes envolvidos em competições na Europa nesta temporada tiveram prémios retidos porque tinham “importantes contas em aberto com outros clubes, funcionários, e autoridades sociais ou fiscais no dia 30 de junho”, acrescentou a Uefa.
Esses clubes são o Bursaspor (Turquia), Cluj (Romênia), Astra Giurgiu (Romênia), Buducnost Podgorica (Montenegro), e Ekranas (Lituânia), disse a Uefa. “Tais decisões não são finais, mas de natureza provisória”, afirmou a Uefa, acrescentando que as medidas estariam vigentes até que outras checagens sejam feitas em dezembro.