Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sonda da Nasa mostra Plutão envolto em neblina e correntes de gelo

Um perfil surpreendente de Plutão, obtido pela espaçonave New Horizons, da Nasa, enquanto passava ao largo da esfera gelada na semana passada, mostrou uma camada extensa de neblina atmosférica, e fotos do solo revelaram fluxos de gelo em forma de nitrogénio, disseram cientistas nesta sexta-feira.

A New Horizons se tornou a primeira espaçonave a visitar Plutão e sua comitiva de luas, e até agora devolveu cerca de 5 por cento das imagens e dados científicos coletados antes, durante e logo depois do sobrevoo de 14 de Julho.

A leva mais recente de imagens inclui uma vista de Plutão iluminado ao fundo pelo sol, localizado a mais de 4,8 biliões de quilómetros de distância, cujo brilho irradia ao redor e através da atmosfera do planeta. Análises mostram camadas distintas de neblina na atmosfera de nitrogénio, monóxido de carbono e metano. A neblina se estende por pelo menos 161 quilómetros acima da superfície.

“Esta é nossa primeira espiada no clima da atmosfera de Plutão”, contou Michael Summers, cientista da New Horizons da Universidade George Mason,de Fairfax, no Estado norte-americano da Virgínia, a repórteres durante uma teleconferência.

À medida que as partículas minúsculas caem no solo, elas podem desencadar reações químicas que dão a Plutão sua cor de tom avermelhado, acrescentou. A camada de neblina, que é cinco vezes maior do que o previsto por modelos de computador, não foi a única surpresa. Medições de pressão apontam que a massa total da atmosfera de Plutão caiu pela metade em dois anos.

“Isso é bastante inusitado, pelo menos para um cientista atmosférico. É sinal de que algo está acontecendo”, disse Summers.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts