A dupla russa formada por Alexander Zubkov e Alexey Voevoda acabou com a hegemonia da Alemanha, que tinha conquistado o ouro nas três últimas edições do bobsled masculino de dois nos Jogos Olímpicos de Inverno, após vencer a prova nesta segunda-feira e ficar com o lugar mais alto no pódio.
Zubkov e Voevoda, que foram bronze há quatro anos em Vancouver, venceram a prova com um tempo total de 3min45s39, 66 centésimos a menos que a equipe suíça formada por Beat Hefti e Alex Baumann, que ficou com a medalha de prata.
A dupla americana formada por Steven Holcomb e Steven Langton terminou a prova na terceira colocação, com o tempo de 3min46s27m. A Alemanha, que competia com três duplas, teve que se conformar com a oitava colocação, com a dupla Francesco Friedrich e Jannis Baecker.
A equipe russa, que liderou a prova desde a primeira descida, não deu chances a nenhum de seus rivais, que viram como Zubkov e Voevoda aumentavam sua vantagem no percurso recorrido, que passou de nove centésimos na primeira descida até os 66 centésimos na última descida.
A dupla russa, que bateu em duas ocasiões o recorde do traçado, aproveitou a experiência do piloto Alexander Zubkov, que com a de hoje soma já três medalhas olímpicas, e a força de Alexey Voevoda, bronze em Vancouver e prata em Turim.