Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Sobre o rio Lúrio: Investidor constrói nova ponte ligando Niassa a Nampula

fds-moprh-ponte-Lúrio

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, recentemente, a ponte sobre o rio Lúrio, que liga as províncias de Niassa e Nampula, através dos distritos de Nipepe e Lalaua, com forte potencial agrícola e mineiro, sendo referências na produção de amendoim, milho, gergelim, caju, algodão, tabaco e grafite.

A infra-estrutura, com uma extensão de 300 metros, resulta de uma parceria entre o Governo e a empresa DHY Mining Development, que explora e processa o grafite no distrito de Nipepe, em Niassa. Para além da construção da ponte, o projecto contemplou, ainda, a reabilitação da estrada de terra em toda a sua extensão (122 quilómetros), de Nipepe-Sede, em Niassa, a Namikuna, no distrito de Malema, província de Nampula, e a construção de vários aquedutos e pontecas ao longo da estrada.

Foram, igualmente, construídas 125 casas para os reassentados, abrangidos pelo projecto, das quais 65 já foram concluídas, bem como quatro furos de água e dois pequenos sistemas de abastecimento de água. Foram, ainda, reabilitadas as ruas da vila-sede do distrito de Nipepe, no âmbito de responsabilidade social. A empreitada inclui melhoramentos localizados das estradas de terra Nicutha-Nipepe e Nipepe-Nungo, onde até ao presente momento já foram executadas actividades de destronca e limpeza numa extensão 50 quilómetros, de Nipepe a Rumburro.

Na sua intervenção, Filipe Nyusi referiu-se à importância desta infra-estrutura para a população, que recorria a canoas ou fazia-se directamente ao rio, para fazer a travessia de uma margem à outra, o que vezes sem conta resultava em ferimentos, devido à falta de segurança.

“Fica igualmente para a história a grande volta que se dava para ligar Nipepe e Lalaua de carro, onde era necessário dar uma volta muito grande, de cerca de 500 quilómetros, passando pelos distritos de Maúa, Metarica, Cuamba e Malema para, na verdade, chegar à outra margem, que dista 300 metros. Hoje, a viagem dura poucos minutos de uma margem a outra e pode ser feita de carro, de bicicleta ou mesmo a pé”, disse.

Para o Presidente da República, a falta de uma ligação entre os dois pontos não aumentava somente os custos de transporte, como também limitava o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação. “O impacto desta ponte na mobilidade de pessoas e bens não pode ser subestimado. Com esta nova rota, os cidadãos de Niassa poderão acessar o mercado de Nampula com muito mais facilidade, promovendo o comércio local e a troca de bens e serviços. Isso não apenas beneficiará os comerciantes, mas também os consumidores, que terão acesso a uma maior variedade de produtos a preços mais competitivos”, acrescentou.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, presente na cerimónia, mencionou que foram construídos cerca de 4561 metros de pontes em várias regiões do País, durante a governação do Presidente Nyusi.

Referiu que, ainda este mês de Setembro, será inaugurada a ponte de Metuchira na província de Manica, e que a ponte sobre o Rio Revúbue na província de Tete será oficialmente entregue, em breve. Além disso, destacou que a entrega da ponte sobre o Rio Lúrio promete ser um importante elo de ligação entre as províncias de Nampula e Niassa, impulsionando a conectividade, o comércio e o desenvolvimento económico regional.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *