Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

 
ADVERTISEMENT

Sobe para 20 infectados pelo covid-19 em Moçambique, dois na Cidade de Pemba e mais um em Afungi

Sobe para 20 infectados pelo covid-19 em Moçambique

Moçambique tem, a partir desta sexta-feira (10), “20 casos diagnosticados como positivos, sendo 12 de transmissão local e oito importados”, revelou o director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS) que precisou “dois estão na Cidade de Pemba e um está no acampamento em Afungi”, todos doentes de covid-19 tem sintomatologia ligeira e estão em isolamento domiciliar. O Dr. Ilesh V. Jani anunciou ainda a cura de mais um moçambicano que tinha estado infectado pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo.

“Três destes casos positivos foram diagnosticados nas últimas 24 horas como resultado da investigação em curso sobre o caso índex proveniente de Afungi”, anunciou em conferência de imprensa o Dr. Jani recordando: “no passado dia 2 de Abril de 2020 anunciamos o registo de um caso diagnosticado positivo para o coronavírus em Afungi, na Província de Cabo Delgado. No dia 8 de Abril apresentamos os resultados da investigação sobre os contactos dos primeiros casos positivos diagnosticados na Província de Cabo Delgado que permitiu a identificação de 66 contactos, dos 52 encontram-se em Moçambique, sendo 35 em Afungi e 17 fora do acampamento”.

“No dia de 8 de Abril anunciamos os resultados da testagem de 41 contactos e dissemos que trabalhávamos no sentido da realização da testagem dos restantes onze contactos, hoje gostaríamos de informar que desses contactos, sendo cinco no acampamento em Afungi e seis na Cidade de Pemba, já foram submetidos à testagem que resultou em oito casos negativos e três positivos. Destes três casos positivos, dois estão na Cidade de Pemba e um está no acampamento em Afungi”, detalhou o director-geral do INS.

O Dr. Ilesh V. Jani indicou que “os indivíduos identificados positivos apresentam todos sintomatologia ligeira e por isso estão em isolamento domiciliar e a serem acompanhados pelas autoridades sanitárias locais”, e que dos três novos casos positivos “estão já em seguimento 145 contactos”.

Os novos infectados são trabalhadores da petrolífera Total, que lidera o projecto Mozambique LNG de exploração de gás natural na Área 1 da Bacia do Rovuma, “são do sexo masculino, de nacionalidade moçambicana, dois deles estão no meio da casa dos 30 e um no início da casa dos 50 anos de idade” e não foi possível identificar de que indivíduo contraíram o novo coronavírus, “o que nós aqui encontramos (em Afungi) é um grupo de transmissão”, clarificou o responsável da instituição pública que realiza os testes e lidera os epidemiologistas moçambicanos.

De acordo com Dr. Jani os 145 contactos dos primeiros sete cidadãos que contraíram o covid-19 no acampamento da Total “estão em Cabo Delgado, em Pemba, em Afungi, em Nampula e temos também em Maputo”.

“O mapeamento dos contactos dos três novos casos positivos está em curso, portanto este número de contactos vai aumentar e mostra como as cadeias de transmissão a partir de um caso ficam complexas, em várias partes do país, sublinhando as medidas de higiene, de distanciamento social e de diminuição da circulação”, explicou o director-geral do INS que enfatizou “a maior parte destas transmissões, a nosso ver, ocorreram quando os indivíduos estavam assintomáticos ou pré-sintomáticos”.

Relativamente ao caso suspeito de covid-19 no Distrito de Mocuba o Dr. Ilesh V. Jani afirmou “trabalhamos com a Direcção de Saúde da Zambézia, com os serviços distritais de saúde, para fazer esta investigação, este indivíduo não é um contacto de nenhum dos casos positivos, é um trabalhador no campo de Afungi, faz hoje 14 dias que regressou, está em auto-quarentena domiciliar, a nosso ver e pela avaliação das autoridades sanitárias locais não tem sintomatologia, no entanto uma amostra foi colhida ontem (quinta-feira, 09) e encontra-se a caminho do Instituto Nacional de Saúde onde será testada”.

Ainda nesta sexta-feira (10) foi revelado que um segundo cidadão moçambicano, que fez o tratamento em isolamento na sua residência na Cidade de Maputo, ficou curado do novo coronavírus.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *