Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sobe número de afectados em Topuito

Eleva-se para 342 o número das famílias afectadas, o equivalente a 1.527 pessoas, no bairro de Topuito, em Moma, em consequência da forte avalancha de águas residuais registada na madrugada da última sexta-feira, originada pelo rompimento da represa na área territorial do projecto de extracção de areias pesadas.

De acordo com o último balanço, a catástrofe causou o desaparecimento de uma criança de quatro anos de idade e o ferimento de seis pessoas, além da destruição de habitações.

Outras informações apuradas pela nossa reportagem referem que a Kenmare Moma Mining, preponente do projecto de extracção de areias pesadas naquela parcela de Nampula, mobilizou um fundo destinado à indemnização das famílias afectadas, no valor de cinco mil meticais a cada agregado.

Para alem de se prontificar a custear a reabilitação ou construção das casas que sofreram danos que exijam uma intervenção visando garantir a sua habitabilidade, cujo valor não foi, ainda, quantificado, porquanto as equipas , envolvendo membros do governo distrital e do consórcio Irlandês Kenmare, só esta segunda-feira inicia o processo destinado a apurar o número real de edificações que requerem a intervenção.

O grave acidente, ocorrido ao romper da madrugada da última sexta-feira quando as cerca de três mil famílias de Topuito se encontravam a dormir, destruiu todas fontes de abastecimento de água e as latrinas construídas no bairro.

Entretanto, para normalizar o abastecimento daquele precioso líquido foram abertos dois furos mecânicos que já se encontram operacionais desde ontem.

Soubemos ainda que, no quadro das acções de emergência visando a criação de condições básicas de saneamento, seis latrinas de grande capacidade estão, desde ontem, disponíveis às populações afectadas, que estão a ser acomodadas em cerca de 200 tendas montadas até ao momento pela delegação provincial do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

O processo de contagem de afectados pelo inesperado desastre vai ajudar as autoridades governamentais da província a determinar o tipo de apoio, sobretudo alimentar, a alocar às famílias para um período relativamente dilatado. Neste momento, a Kenmare garante aos afectados duas refeições diárias.

Ainda esta segunda-feira, é aguardada a empresa solicitada pela Kenmare no sentido de apurar com exactidão as razões do rompimento do dique, onde se procedia, na ocasião, à extracção de minérios como rutilo, zircão e ilminite, entretanto suspensa.

Na manhã de domingo, a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, reuniu-se com as famílias do bairro de Topuito, a fim de lhes transmitir uma mensagem de conforto e inteirar-se das suas preocupações, não obstante o apoio prestado, até então, visando a normalização das suas vidas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts