A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique informa aos seus estimados clientes e ao público em geral que o sistema informático da companhia sofreu um ataque de virus, do tipo “Ransomware”, na última quinta-feira, dia 14 de Outubro de 2021, afectando os servidores na empresa e os sistemas aí alojados.
Contudo, o sistema de reservas e dados de passageiros estão em “cloud” (nuvem), pelo que foram salvaguardados. Prontamente, a equipa de técnicos informáticos da empresa eliminou as acções do ataque e criou meios alternativos para o funcionamento das áreas afectadas, com ênfase para o uso da correspondência electrónica (e-mail) e serviços afins.
Neste momento, a plataforma de serviços está em reposição gradual, com o objectivo de garantir a retoma efectiva e segura das actividades, bem como minimizar eventuais constrangimentos decorrentes do uso de sistemas informáticos com impacto sobre a prestação de serviços aos clientes.
Pelos transtornos causados, a LAM apresenta sinceras desculpas e tudo está a fazer para repôr os serviços, na sua totalidade, com mínimo impacto. A segurança e conforto dos passageiros e trabalhadores da empresa são a nossa prioridade.