Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Sindicatos pela revisão semestral do salário mínimo nacional

A central sindical criada pelo partido FRELIMO, a Organização dos Trabalhadores de Moçambique- Central Sindical (OTM-CS), poderá propor, em 2011, aos seus parceiros da Comissão Consultiva de Trabalho (CCT) que se faça o reajustamento do salário mínimo nacional semestralmente, ao invés de anualmente para minimizar os efeitos negativos da subida constante de preços de bens alimentares e não alimentares.

A medida resulta de, “a meio do ano, estarmos a ser surpreendidos por um agravamento do custo de vida que anula por completo os incrementos de 7% a 26% em vigor desde Abril último”, justificou Boaventura Mondlane, secretário para as Relações Jurídico-Laborais e Sociais da OTM-CS, falando em entrevista ao Correio da manhã.

Sobre porquê a proposta só poderá ser apresentada em 2011, Mondlane disse que é por a agenda de trabalhos da CCT ser elaborada anualmente e já haver pontos acordados para discussão este ano, realçando que, “por enquanto, nada temos a fazer para travar o impacto negativo dos constantes agravamentos dos preços que se regista em Moçambique”.

De acordo igualmente com Mondlane, o actual cenário de subida generalizada de preços de bens e serviços “está, inevitavelmente, a comprometer a vida de toda a classe laboral moçambicana”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts