A filial nigeriana da companhia petrolífera anglo-neerlandesa Shell pagou ao Governo nigeriano 44 biliões de dólares norte-americanos em forma de direitos e impostos durante os últimos quatro anos, noticiou quinta-feira a imprensa local.
Segundo a agência PANA, além dos impostos, a Shell Petroleum Development Company of Nigeria Ltd (SPDC) e as suas filiais empregam cerca de 4 mil Nigerianos, a companhia petrolífera consagrou 32 milhões de dólares a projetos de desenvolvimento comunitário.
O relatório anual da empresa para 2013, que foi apresentado ao público quarta-feira, indica que o roubo de crude e a sabotagem figuram entre os fatores que afetaram as suas operações na região petrolífera do Delta do Níger.
«Trabalhamos com o nosso setor, o Governo, as Organizações não Governamentais e a comunidade internacional para pôr termo ao roubo e à sabotagem”, sublinhou.
Em 2013, a produção foi interrompida várias vezes para suprimir conexões ilegais a oleodutos e efetuar reparações.
A Shell (33%) é o operador de uma joint venture entre a empresa petrolífera estatal nigeriana, a National Petroleum Corporation (55 % ), a Total (10 % ) e a Agip (5 %).