Pelo menos sete pessoas, entre elas quatro civis, morreram neste domingo em combates entre as forças do governo, apoiadas pelos soldados da Missão da União Africana na Somália (AMISOM), e os insurgentes, ao norte de Mogadíscio.
Os combates aconteceram após uma ofensiva das forças governamentais, apoiadas por tanques da AMISOM, no bairro de Abdiasis, zona norte da capital. “Avançamos sobre as últimas posições no norte de Mogadíscio e vários de seus combatentes morreram nas ruas esta manhã”, declarou à AFP um dos comandantes da polícia, Abdulahi Duale.
“Perdemos dois soldados na batalha esta manhã”,completou. Sete civis também ficaram feridos por disparos de morteiro no bairro do mercado de Bakara, o mais importante da cidade. No sábado, 10 pessoas, em sua maioria insurgentes islamitas, morreram e 37 ficaram feridas em confrontos entre os rebeldes somalis e as forças governamentais na zona norte de Mogadíscio Os islamitas das “shebab” e a milícia Hezb al-Islamiya iniciaram em maio uma violenta ofensiva contra o governo do presidente somali, Sharif Sheikh Ahmed.