Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Serviço da dívida externa em Agosto reduz reservas externas em USD 35,3 milhões

As reservas internacionais líquidas reduziram, na segunda quinzena de 2012, em cerca de USD35,3 milhões, para USD2,430,9 milhões, devido ao pagamento da dívida externa moçambicana do sector público no montante de 1,6 milhão de dólares.

Este cenário registou-se numa altura em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma terem as reservas líquidas externas moçambicanas triplicado, para USD2,5 biliões, entre 2000 e 2011, nível tido como histórico, uma vez que nunca tinha sido atingido desde a independência de Moçambique, em 1975.

O valor garante importações de bens e serviços durante um período de 5,2 meses sem se depender das exportações.

Entretanto, a queda das reservas externas na segunda quinzena de Agosto último deveu-se a vendas líquidas de divisas feitas pelo Banco de Moçambique (BM) no Mercado Cambial Interbancário (MCI) no valor de USD60,4 milhões e pagamentos diversos a favor do Estado no valor de USD1,3 milhão.

O desgaste foi amortecido por depósitos líquidos dos bancos comerciais no BM no valor de USD10 milhões, entrada de fundos de ajuda externa para o apoio directo ao Orçamento do Estado na forma de donativos de cinco milhões de dólares, ganhos cambiais no valor de USD3,6 milhões e entrada de fundos a favor de projectos diversos do Governo no montante de USD4,6 milhões, entre outras operações registadas.

Depósitos

Entretanto, os depósitos dos bancos comerciais junto do banco central moçambicano reduziram em cerca de 81,25 milhões de meticais, igualmente, na segunda quinzena de Agosto, situação que concorreu para o saldo das reservas bancárias fixar-se no montante de 12.880,87 milhões de meticais.

O cenário foi determinado pelo decréscimo dos depósitos bancários na sua componente em moeda estrangeira em 118,7 milhões de meticais, contra um acréscimo da componente em moeda nacional na ordem dos 37,5 milhões de meticais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts