Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ser empreendedor

Empreendedor, existem tantas formas de defini-lo, e muita gente interpreta de diferentes formas. Mas na minha opinião, o empreendedorismo não tem uma definição exacta, assim como tem a biologia ou a história, esta arte constitui um conjunto de definições, opiniões, experiências que formam um mundo tão complexo, mas ao mesmo tempo tão encantador.

Você, leitor, tenho a certeza de que várias vezes já se questionou: como posso fazer para ser empreendedor, será que algum dia poderei ser, como será que os grandes empreendedores conseguiram alcançar o sucesso? Só lhe posso dizer que está certo em questionar-se deste modo, tendo em conta que isto refere um determinado grau de curiosidade da sua parte (o que é muito bom).

Mas ser empreendedor, meu caro ou minha cara leitor (a), não é acordar de manhã e ‘oopps’, estar estampado na sua cara que é um empreendedor, não é preciso que Deus lá de cima onde está, tire a mão e aponte com o dedo, que olhe o caminho para o empreendedorismo é este , vá à direita e vire à esquerda, não é aparecer um Bill Gates, com um livro enorme e dizer-lhe olha eu sou um empreendedor e tenho aqui o livro que lhe mostrará os passos exactos a seguir, ser empreendedor é muito mais do que isso, é conseguir ver longe, é conseguir ver horizontes que os outros vêem sim, mas não vêem como o leitor, porque vê com uma perspectiva futurística.

Sabe, onde todos vêem uma garrafa de água com rótulo e pequenas escritas, você vê um mundo maior que o nosso mundo, um mundo com mais esperança, um mundo com mais futuro, consegue ver que aquilo que está na sua mão não é apenas uma garrafa, mas sim um mundo cheio de possibilidades.

Você que quere ser empreendedor não tenha medo de sonhar, pois é nos seus sonhos que busca forças, que vê que não precisa de ter um banco aos seus pés para começar um negócio. Você sabe olhar para a esquina e ver aquele tipo que pegou num pneu, desenvolveu a sua própria técnica e começou a fazer chinelos com esse material, e os seus produtos tornaram-se o sucesso do bairro, e tem a capacidade para olhar para ele e dizer : “Tu és um empreendedor”, quando os outros dizem este é um palhaço que não tem mais nada para fazer em casa.

O leitor consegue acreditar que do pouco pode sair muito e muito maior que o muito, às vezes até pode não ter a capacidade para ver os seus limites, mas não tem medo porque sabe que é dos seus erros que vai aprender a melhorar. Ser empreendedor é saber sonhar, é acreditar, é tornar possível aquilo que imagina, é ter o senso de oportunidade, é não ter medo, é ser humilde, é também ser vaidoso. Em Moçambique ser empreendedor, é ter coragem para quebrar barreiras e tabus, é saber desafiar os gigantes guardas que nos impedem de prosseguir. Ser empreendedor em África e no mundo é ser tudo isso e muito mais.

Portanto, não fique à espera sentado, à espera de que o sucesso venha atrás de si, e nem fique apenas olhando as pessoas ao seu redor a crescerem ou a encontrarem o caminho para o sucesso, tire a sua máscara e a capa que cobre esse ser humano corajoso e com muita habilidade que está dentro de si e vamos todos lutar para alcançar o tal sucesso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts