Decorre de 26 a 30 de Novembro corrente a Semana Nacional da Saúde da Mulher e Criança. Na cidade de Maputo vai abranger 573.179 pessoas deste grupo alvo.
O processo, que inclui a capacitação de 47 técnicos, está orçado em quatro (4) milhões de meticais. Visa estancar as patologias através da vacinação contra a poliomielite, suplementação das doses da vitamina “A” e de Mebendasol e realizar planeamento familiar.
A directora da Saúde da Cidade de Maputo, Páscoa Wate, disse ao @Verdade que 204.195 crianças, de seis meses aos cinco anos de idade, serão vacinadas contra poliomielite, contra 195.836 a serem administradas uma dose da vacina “A”. Outras 173.148 crianças receberão dose de Mebendasol.
Enquanto isso, os serviços de planeamento familiar vão abranger mulheres dos 15 aos 49 anos de idade, às quais serão disponibilizados preservativos, pilulas dentre outros meios contraceptivos que contribuam para uma melhor planificação da vida sexual e pessoal e, simultaneamente, que reduzam os casos de gravidezes precoces e indesejadas.
Segundo Páscoa Wate, a campanha tem igualmente o propósito de aumentar a cobertura da saúde materno-infantil no sentido de reduzir as taxas de mortalidade de mulheres e crianças por causa da má nutrição e da falta de planeamento familiar.
Neste momento decorrem trabalhos de sensibilização nas comunidades, debates e formação do pessoal técnico. As brigadas móveis vão funcionar em todos os hospitais e centros de saúde da capital do país e noutros locais de maior concentração populacional nos bairros.