Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Semana da Dança

Decorre desde o passado dia 21, na cidade de Maputo, a “Semana da Dança”, uma iniciativa da Iodine Produções. O evento prolongar-se-á até o dia 25 do mês em curso. A “semana da dança” conta com a participação de diversas companhias de danças nacionais e outras provenientes da Suíça, das Ilhas Reunião, e África do Sul que, ao todo, irão apresentar 12 espectáculos com cerca de 50 balarinos.

Ao longo da semana, tem vindo a realizar-se workshops, palestras, espectáculos de dança contemporânea, entre outras actividades socioculturais, fazendo- se uma reflexão sobre a situação da dança contemporânea em Moçambique.

O evento está a servir ainda para formar jovens moçambicanos em matéria de produção e luz, além de marcar a preparação do jovem coreografo Horácio Macuácua, que se deslocará ao Mali, no final de Outubro, onde irá representar o país no maior concurso de dança contemporânea de África.

O primeiro dia (terça-feira) do evento foi marcado por duas apresentações, nomeadamente de Haine Terre Rieur (Ilha Reunião) e A Contre Sud (África do Sul & Ilha Reunião). Na quartafeira, foi a vez das moçambicanas Edna e Rosa apresentarem “Auto-preconceito”. Na quintafeira, o suíço Foofwa deliciou o público com “Pina Jackson in Mercemoriam”.

Para hoje, sexta-feira, está prevista a apresentação denominada “In Kino”, que é uma colaboração artística, “The Making of Spectacles” (de Foofwa), e a realização de uma grande festa para todos os intervenientes e interessados. Já no sábado, por sinal o último dia, haverá um “Passing Through” no Xiquelene, e as apresentações “Orobroy, Stop!” e “Caos na Identidade”.

Importa referir que a Iodine Produções é uma instituição estabelecida na cidade de Maputo, que apoia jovens criadores na área da dança contemporânea e procura fomentar o desenvolvimento de iniciativas culturais com o objectivo de promover o conceito de contemporaneidade, no contexto da produção artística moçambicana na área da dança.

A Iodine tem apoiado jovens bailarinos e coreógrafos, com o intuito de contribuir para uma maior projecção e difusão da dança, quer a nível nacional, através do desenvolvimento de projectos e criação de eventos que promovam e divulguem a dança contemporânea de origem moçambicana, quer a nível internacional, através da representação de Moçambique em festivais, programas de intercâmbio e outras iniciativas de carácter cultural.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts