Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Semáforos reduzem acidentes no município de Quelimane

A cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia, viu instalados, há três semanas, depois de 25 anos, semáforos em alguns entroncamentos.

Quando aqueles sinais luminosos foram colocados, houve vozes de pessoas a contestarem, incluindo o próprio governador da Zambézia, Francisco Itai Meque, num encontro que teve com o Presidente do Conselho Municipal de Quelimane.

Outros ainda diziam que os semáforos podiam ser um veículo para aumentar o número de acidentes, sobretudo nos taxistas de bicicletas que não conhecem as regras básicas da estrada.

Passado este tempo, pode-se ver automobilistas, taxistas e peões a respeitarem aqueles sinais luminosos. Todos param e cada um aguarda pela sua vez. É bonito ver. Afinal é possível cumprir com as regras da estrada.

Mesmo no meio das contestações na colocação dos semáforos em Quelimane, há quem faz um balanço positivo desde que os mesmos ficaram ao dispor dos cidadãos, sobretudo os utentes da via pública.

A PRM diz que os acidentes reduziram

A Polícia da República de Moçambique (PRM), a nível da província da Zambézia, registava quase todos os dias acidentes de viação, muitas vezes do tipo atropelamento carro-peão, carro-ciclista, etc.

Isto preocupava as autoridades porque eram pessoas que morriam quase sempre. Três semanas depois, a PRM respira de alívio e, de boca cheia, vem a imprensa afirmar que os semáforos reduziram acidentes de viação na cidade de Quelimane.

Esta revelação foi feita, esta Segunda-feira, pela porta-voz daquela corporação, Elcidia Filipe. De acordo com Elcidia, a cidade de Quelimane não regista, desde a semana passada, acidentes de viação.

Os casos de acidentes que vem nos relatórios policiais são dos distritos como Mopeia, Nicoadala, Alto Molocué entre outrosa. Mas em Quelimane a PRM diz que estão com zero acidentes.

Este não registo de acidentes, semana passada, deve-se ao cumprimento rigoroso dos sinais luminosos, vulgo semáforos. Por outro lado, a Polícia na Zambézia diz que a própria colaboração dos utentes e também o trabalho que a polícia tem vindo a fazer, ajudam sobremaneira no não registo de casos de acidentes de viação.

Num outro passo, Elcidia diz que “o melhor é que não são muitos os que violam as regras quando chegam naqueles sinais luminosos, dai que a polícia está satisfeita” – rematou a fonte.

INAV satisfeita

Do Instituto Nacional de Viação na Zambézia (INAV), um órgão que vela pela segurança rodoviária, a satisfação é imensa.

Uma fonte daqueles serviços disse que os semáforos vão ajudar na situação rodoviária na cidade de Quelimane.

Conforme a mesma fonte, as escolas de condução, têm agora uma oportunidade ímpar de levar os seus estudantes para aqueles locais, como forma de conciliar a teoria com a prática, no concernente aos sinais luminosos.

Por isso, o INAV encoraja a edilidade a continuar com o trabalho de colocação de semáforos, como forma de reduzir por um lado os acidentes, mas também que os munícipes utentes das vias tenham noção de como transitar nas estradas.

Recorde-se que a colocação de semáforos aconteceu nos primeiros quarenta dias da governação de Manuel de Araújo, edil eleito em Dezembro do ano passado nas eleições intercalares.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts