O atacante do Real Madrid e da selecção de Portugal Cristiano Ronaldo ganhou nesta segunda-feira o prémio de melhor jogador do mundo em 2016 pela FIFA, superando na eleição o seu rival de longa data Lionel Messi, que deixou de participar da cerimónia poucas horas antes de seu início por compromissos com o seu clube, o Barcelona.
O italiano Claudio Ranieri foi escolhido técnico do ano por levar o pequeno Leicester City ao título do Campeonato Inglês de futebol na última temporada.
Cristiano Ronaldo, de 31 anos, foi recompensado por um ano em que conquistou a Liga dos Campeões com o Real Madrid e depois o título da Europey com Portugal. Messi ficou com a segunda posição na votação e o francês Antoine Griezmann foi o terceiro.
“Estou muito feliz e posso dizer que 2016 foi o melhor ano da minha carreira”, disse Cristiano Ronaldo após receber a premiação do presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Messi não participou da cerimónia assim como todos os jogadores do Barcelona que foram convidados. “Com o objectiva de priorizar a preparação para o jogo de quarta-feira contra o Athletic Club, o FC Barcelona decidiu que os jogadores reconhecidos na premiação não viajarão à Suíça para a cerimónia”, disse o clube em comunicado.
No mês passado, Cristiano Ronaldo já havia conquistado a Bola de Ouro, dada pela revista France Football, a outra premiação importante do futebol.
O português já havia sido eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2008, assim como em 2013 e 2014, quando a premiação era organizada em conjunto pela Fifa e pela France Football.