Pelo menos seis combatentes do movimento rebelde hutu ruandês das Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR) foram mortos, Terça-feira (27), quando vinham do leste da RD Congo e tentaram levar a cabo um ataque no território ruandês, soube a PANA de fonte militar em Kigali.
Segundo o porta-voz do Exército ruandês, o general Joseph Nzabamwita, um grupo de insurgentes do FDLR, vestidos de uniformes do Exército congolês, tentou penetrar no território ruandês passando por Cyanzarwe e Bugeshim no distrito de Rubavu (noroeste) antes de ser repelido pelas patrulhas do Exército ruandês.
“Durante estes confrontos, o inimigo foi perseguido e refugiou-se nas florestas da província vizinha do Kivu”, no leste da República Democrática do Congo, declarou a PANA em Kigali o general Joseph Nzabamwita.
Ele afirmou que durante esta ofensiva, lançada por volta das 5 horas, duas companhias das FDLR compostas por 130 a 150 combatentes atacaram três posições do Exército ruandês antes de serem repelidas para a RD Congo.
O Exército ruandês indicou que pelo menos dois insurgentes foram detidos durante os combates que continuam nesta região fronteiriça com o leste da RD Congo, nomeadamente na localidade de Kitale , situada perto do Parque Nacional dos Vulcões.