Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Seis policias-criminosos em processo de expulsão

Seis dos vinte e quatro agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), entre guardas, sargentos e oficiais subalternos, que, ao longo dos últimos seis meses, foram processados disciplinar e criminalmente, estão em iminência de expulsão do Aparelho do Estado, segundo anunciou, esta terça feira, em conferência de imprensa, Inácio João Dina, porta-voz da corporação ao nível da provincia de Nampula.

De acordo com Dina, os referidos agentes, considerados reincidentes, cujos processos foram já encaminhados ao Ministério de Intrerior, envolveram-se em vários crimes, entre os quais se destacam furtos, burlas e assaltos com recurso à arma de fogo. Em Nampula, a criminalidade está a atingir índices insuportáveis, sobretudo ao nível dos centros urbanos.

Com efeito, dados disponíveis indicam que só no primeiro semestre foram registados 1539 casos criminais, alguns dos quais com o envolvimento directo dos agentes da polícia. Dina disse que, dos casos registados,1364 foram esclarecidos, tendo culminado com a recuperação de três armas de fogo do tipo AKM-47 e cinco pistolas que se encontravam em mãos alheias.

O trabalho operativo policial resultou, também, na recuperaçao de 13 viaturas, 59 motorizadas, 45 bicicletas, 353 chapas de zinco, 47 televisores, 15 amplificadores, 52 DVD, 119 telemóveis, 106 quilogramas de canabbis sativa, vulgo suruma, 7 computadores, geleiras , congeladores e ar condicioando, entre outros bens valiosos. Relativamente ao movimento migratório, Nampula é tida como ponto preferencial dos emigrantes ilegais, provenientes de diferentes pontos do mundo.

A polícia refere que, nos últimos seis meses, foram repatriados 177 estrangeiros que entraram em Moçambique de forma ilegal, sendo 103 somalis, 40 bangladeses e um número reduzido de quenianos, indianos, paquistaneses e malianos. Para o porta- voz da PRM, a estabilidade política do país e o crescimento económico da província de Nampula estarão na origem deste fénomeno de grande afluência de estrangeiros ilegais, que penetram no território nacional através das fronteiras de Cabo Delgado

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts