Pelo menos seis indivíduos foram detidos pela Polícia moçambicana (PRM) na província da Zambézia, Centro do país, devido ao seu envolvimento num caso de vandalização do material da empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).
Um comunicado de imprensa da EDM recebido na terça-feira pela AIM indica que os indivíduos detidos foram surpreendidos no Domingo passado a roubar parafusos de suporte de cantoneiras nas torres de alta tensão localizados no troço entre Mocuba e Mugeba, na Zambézia.
“Face a esta acção criminosa, aquelas torres perderam estabilidade e corriam o risco de queda”, refere a EDM, acrescentando que, “considerando a gravidade da situação, a empresa mobilizou equipas técnicas para repor os parafusos roubados, trabalho que já foi concluído”. Anualmente, a EDM tem registado prejuízos resultantes de vandalização e roubo de material eléctrico.
Só nos primeiros seis meses deste ano, esta empresa somou prejuízos no valor de 14 milhões (cerca de 380 mil dólares americanos) e outro montante equivalente a 13,2 milhões de meticais devido a ligações clandestinas. Segundo o comunicado de imprensa da EDM, a detenção dos seis malfeitores na Zambézia foi graças a denúncia da comunidade e a pronta intervenção da Polícia.