Os Serviços da Segurança do Estado (SSS) da Nigéria detiveram este domingo em Lagos, capital económica do país, o irmão mais novo de Henry Okah, líder do Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) depois deste grupo separatista emitir novas ameaças de bomba.
Segundo a imprensa local, Charles Tombra Okah foi detido a partir da sua residência em Lagos e transportado em seguida para a capital federal, Abuja, por operativos dos SSS.
Não foi imediatamente avançada nenhuma razão da sua detenção, mas a imprensa especula que ela estaria relacionada com a explosão à bomba ocorrida a 1 de Outubro corrente em Abuja durante as celebrações do 50º aniversário da independência do país, deixando 10 mortos e 36 feridos.
As mesmas especulações consideram igualmente Charles Okah como o ‘Jomo Gbomo’ que tem enviado mensagens e-mail a jornalistas em nome do MEND.
O seu irmão mais velho, Henry Okah, atualmente residente na África do Sul, foi acusado em tribunal de envolvimento no atentado à bomba de 1 Outubro passado.