Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Secretário de Estado dos EUA chega a Kiev para oferecer ajuda económica e técnica

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, chegou a Kiev, esta terça-feira (4), e anunciou um pacote de ajuda económica e técnica para a Ucrânia, numa demonstração de apoio ao seu novo governo no meio da escalada das tensões com a Rússia.

A visita de Kerry acontece no momento em que Washington e os seus aliados ocidentais aumentam a pressão sobre Moscovo para que retire as suas tropas da região ucraniana da Crimeia ou encare sanções económicas e isolamento diplomático.

Uma autoridade sénior dos EUA, que informou os repórteres a caminho de Kiev, disse que o governo Obama irá trabalhar com o Congresso para aprovar 1 bilhão de dólares em garantias de empréstimo para ajudar a diminuir o impacto aos ucranianos dos cortes de subsídios de energia propostos.

Os Estados Unidos também irão enviar especialistas técnicos à Ucrânia para aconselhar o seu banco central e o Ministério das Finanças a lidarem com os desafios económicos do país e ajudar a combater a corrupção, informou a autoridade.

Além disso, os EUA treinarão observadores para a eleição de 25 de Maio para harmonizar o processo eleitoral com padrões internacionais, acrescentou o funcionário.

“Queremos abraçar a Ucrânia visivelmente”, disse o funcionário. “Parte disso é através de um pacote do Fundo Monetário Internacional (FMI), parte será através de assistência bilateral, mas em conjunção com outros parceiros, para tentar apoiar a Ucrânia”.

Uma equipe do FMI chegou à Ucrânia no fim de semana passado para avaliar a situação da economia, ameaçada de falência depois de três meses de tumultos. Os Estados Unidos, o maior contribuidor do FMI, disse que irá apoiar um programa de empréstimos à Ucrânia com fundos do organismo. Parte das condições de empréstimo do FMI deve incluir cortes em subsídios de energia que drenam os recursos do governo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts