Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Secretária de Estado da província de Maputo bem impressionada com Comando Provincial da PRM e a Migração

Secretária de Estado da província de Maputo bem impressionada com Comando Provincial da PRM e a Migração

Em mais uma missão de trabalho, a Secretária de Estado da província de Maputo, Vitória Dias Diogo, escalou na quinta-feira passada, 27 de Fevereiro, o Comando Provincial da PRM e a Migração onde, para além de visitar os sectores que compõem estas duas unidades orgânicas e interagir com os colaboradores, manteve igualmente, um encontro com o colectivo de direcção.

Na ocasião, foi informada da organização e funcionamento da PRM, tendo destacado que a manutenção da Ordem e Segurança Públicas constitui a principal dimensão da actividade policial, tanto é que a Polícia é escrutinada diariamente, quer na via pública, quer no seu posicionamento em relação ao tratamento dos casos criminais.

Segundo Vitória Diogo, gerir comportamentos dos cidadãos exige muita responsabilidade, pois, é de “elevada importância transmitir a estes, o real sentimento de confiança”.

A Secretária de Estado da provincia de Maputo reconheceu o esforço que a PRM vem fazendo para travar a onda de criminalidade, bem como no esclarecimento dos diversos casos. Ainda assim, desafiou a Polícia a desenvolver “medidas mais profiláticas, com vista a evitar a ocorrência dos casos, sobretudo no que concerne ao roubo de gado”.

Orientou a Polícia a aprimorar medidas com vista a aumentar a sua aproximação aos cidadãos, pois estes constituem o “grupo que mais sente os efeitos nefastos da actividade criminosa e podem contribuir com ideias ou outras formas para apoiar a PRM”.

A Secretária de Estado manifestou-se impressionada com o grau de cumprimento das actividades programadas, porém deixou certos desafios como sejam a necessidade de se fazer uma constante manutenção das infraestruturas, ainda que os recursos sejam escassos, de se colocar em letras garrafais as taxas que se pagam para a aquisição de documentos de viagem nos serviços provinciais de Migração e ainda a necessidade de os funcionários (PRM e Migração) andarem devidamente identificados com os respectivos crachás.

No geral, Vitória Dias Diogo saudou os efectivos e a actividade que desenvolvem, tendo desencorajado as práticas nocivas à função pública, nomeadamente a embriaguez e a corrupção.

Entretanto, na última sexta-feira, 28 de Fevereiro, deslocou-se ao Instituto Agro-Industrial de Salamanga, no distrito de Matutuine, para testemunhar a cerimónia de graduação de 85 estudantes finalistas, dos quais 35 são da especialidade Agrária, 27 Guias Turísticos, 14 Extensão Rural e 9 da Pecuária.

Vitória Diogo visitou ainda os campos de produção e estação de abastecimento de água, tendo deixado ficar, como recomendações, a necessidade de se melhorar a limpeza e higiene do edifício onde funcionam os dormitórios, bem como de se conservar e se fazer a manutenção do Instituto.

Por último, deslocou-se às oficinas, onde os recém graduados tiveram a oportunidade de mostrar o saber fazer que aprenderam durante a sua formação neste Instituto. A Secretária de Estado ficou impressionada com os resultados demonstrados, e reagindo a estas provas, destacou que a “graduação não é apenas uma mera formalidade académica, mas sim um marco que assinala a transição de uma vida, eminentemente académica, para a outra em que irão pôr no mercado o conhecimento e a aprendizagem adquirida ao longo da formação”.

Terminou a visita, enfatizando que o Estado moçambicano continuará a investir na formação do capital humano, na aposta de que todos estejam preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o percurso da formação, por forma a mitigar os problemas concretos da população.

“Desta forma, buscar-se-á possíveis soluções para o aumento da produção e da produtividade, com vista à melhoria da qualidade de vida da população, em particular da província de Maputo”, concluiu.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *