Mais uma prova maioritariamente em asfalto, mais uma vitória de Sébastien Loeb, a sétima da temporada, numa prova que liderou do início ao fim. Segundo lugar para Petter Solberg, que ‘venceu’ a batalha final pelo segundo lugar com Dani Sordo.
O espanhol apostava tudo na vitória nesta ‘sua’ prova caseira, mas as contas começaram a sair-lhe furadas logo no primeiro dia de prova, quando, na etapa de terra (este rali foi misto) perdeu quase um minuto para Loeb, margem que o francês nunca mais desbaratou para o seu colega de equipa.
Antes disso, Sébastien Ogier foi – e pelos vistos será cada vez mais quase o único a dar boa luta ao seu compatriota – quem conseguiu mais uma vez dar que fazer a Loeb, mas um erro (uma nota mal percebida) que resultou num acidente, levaram-no ao abandono, e a mais uma prova na mão de Loeb.
Petter Solberg bem tentou, mas cedo percebeu que não iria conseguir aproximar-se muito do francês, pelo que preferiu manter a posição, o segundo lugar, que guardou até final, mesmo permitindo uma boa aproximação de Sordo, que ficou sem ‘espaço’ para ir mais além. “Foi um bom resultado, este em Espanha, e embora não houvesse nada para decidir no campeonato, guiámos sem qualquer pressão adicional pelo que comecei a andar forte logo de início. Tendo em conta que saí do primeiro dia com uma boa vantagem os dois dias de asfalto foram mais fáceis.”, referiu Loeb.
Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen, da Ford, terminaram em quarto e quinto. Latvala esteve bem na fase de terra, mas caiu muito quando o pisou mudou para asfalto, enquanto Hirvonen perdeu vários minutos com um problema de turbo no segundo dia de prova.