Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Saúde sexual e reprodutiva: Projecto ABORDAR beneficia mais de 1.600 adolescentes

fim-apo-abordar

O Projecto ABORDAR, uma iniciativa promovida pela Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação (FUNDE), em parceria com a Fundação Salimo Abdula (FSA), beneficiou, entre os meses de Setembro de 2024 e Junho de 2025, um total de 1.631 adolescentes do distrito de Boane, província de Maputo, concretamente nos municípios de Boane e Matola-Rio, onde está a ser implementada a fase-piloto.

No mesmo período, a iniciativa abrangeu quatro escolas e 10 comunidades, onde foram levadas a cabo acções de promoção da saúde sexual e reprodutiva entre adolescentes dos 12 aos 17 anos de idade, com ênfase na higiene menstrual, prevenção da gravidez e infecções de transmissão sexual.

Além dos 1.631 adolescentes, dos quais 969 raparigas e 662 rapazes, foram igualmente capacitados 38 educadores escolares e comunitários, que têm a responsabilidade de assegurar a continuidade e a multiplicação dos conhecimentos adquiridos.

“O nosso plano é expandir o Projecto ABORDAR para outras regiões do País. Inicialmente, foi desenhado com foco nas províncias de Maputo e Zambézia, mas entendemos que era necessário implementar a fase-piloto em Maputo, que é um espaço que nós dominamos melhor”, explica a directora executiva da FUNDE, Rosânia da Silva.

A abordagem do projecto, lançado em Março de 2024, combina acções nas escolas com a intervenção directa nas comunidades, de modo a alcançar, de forma abrangente, os adolescentes. Ao longo da sua implementação, o ABORDAR tem contado com o envolvimento activo de professores, líderes comunitários, profissionais de saúde e outros actores locais, criando uma rede de suporte que reforça o impacto e a sustentabilidade das acções.

Esta articulação entre diferentes sectores e agentes locais tem permitido alcançar, de forma eficaz, o público-alvo e consolidar a mensagem central do projecto, que é promover a saúde, o bem-estar e a igualdade de oportunidades para adolescentes, independentemente do género.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *