Cerca de 75 candidatos a técnicos médios de psiquiatria estão a ser formados em Nampula para o reforço das medidas de controlo das doenças mentais, com enfoque para a esquizofrenia. Promovida pelo Centro de Saúde Mental (CSM), em parceria com o Instituto de Ciências de Saúde (ICS) de Nampula, a formação dos futuros técnicos daquele sector visa responder às necessidades dos pacientes que padecem daquela enfermidade em diferentes pontos da província de Nampula.
De acordo com António Sulemane, director clínico e médico psiquiátrico do Centro de Saúde Mental em Nampula, cursos do género tiveram lugar em 2010, com a formação de 35 elementos e igual número em 2013 que foram distribuídos em diferentes pontos do país.
Importa referir que a esquizofrenia é uma doença crónica e grave que afecta todas as faixas etárias, fazendo com que o indivíduo tenha divisão da mente entre o real e o imaginário.
Em Nampula, decorre várias actividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde Mental que se comemora esta sexta-feira que incluem palestras sobre esquizofrenia, com as intervenções dos psiquiatras e psicólogos do Ministério da Saúde (MISAU).