As “Samurais” venceram o Quénia, no passado sábado (10), no início do Campeonato africano de basquetebol seniores femininos onde o objectivo de Moçambique é conquistar pela primeira vez a competição que decorre no Senegal.
Focada no inédito título africano a nossa selecção não deu a mínima chance as quenianas colocando-se na frente do marcador que dilatou até aos 13 pontos antes de sofrerem o primeiro cesto adversário. Com Tamara Seda no comando as “Samurais” venceram o 1º período por 18-11 pontos.
No período seguinte o Quénia tentou reagir, reduziu a desvantagem para 5 pontos, mas a nossa selecção voltou a acelerar o ritmo da partida e saiu para o intervalo a vencer 32-20 pontos.
Moçambique voltou com força no 3º período, abriu vantagem de 13 pontos, as quenianas tentaram dar luta mas continuaram atrás no placar 41-28 pontos.
No derradeiro período as “Samurais”, que não tinham feito nenhum jogo treino antes do Campeonato, aproveitaram para treinar e ganharem entrosamento gerindo a partida até a vitória por 55-39 pontos.
A poste Tamara Seda com 15 pontos, 10 ressaltos, uma assistência e três roubos destacou-se entre as moçambicanas.
Depois do 4º lugar no Mali em 2017, se vencer Cabo Verde, na próxima terça-feira (13), a nossa selecção qualifica-se directamente para os quartos-de-final, como 1º classificado do Grupo D e espera os resultados dos “oitavos”.