Samuel Eto’o Fils aceitou regressar à seleção dos Camarões no jogo decisivo diante de Cabo Verde, a 14 de outubro em Yaoundé, a contar para a segunda mão da última eliminatória para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2013 na África do Sul, segundo o site na internet do atacante camaronês.
O atacante do FK Anji Makhatchkala confirmou este regresso à seleção do seu país num comunicado de imprensa publicado no seu site oficial, onde explica que tomou tal decisão depois de se avistar esta semana com as mais altas instâncias do Governo dos Camarões.
As autoridades camaronesas pediram a Eto’o para voltar a integrar os “Leões Indomáveis” de modo a ajudar a seleção camaronesa a qualificar-se para a fase final do CAN 2013, depois de ter estado ausente na prova disputada em 2012 no Gabão e na Guiné Equatorial.
No comunicado, Eto’o pede o envolvimento de todos os camaroneses para “restaurar o futebol do país e dar-lhe o brilho do passado”.
Eto’o havia recusado comparecer à convocatória do jogo da primeira mão frente a Cabo Verde, que venceu os Camarões por 2-0, garantido que abandonava a equipa enquanto houvesse “má gestão” e “amadorismo” na Federação Camaronesa de Futebol.
Face à derrota contra Cabo Verde, os Leões Indomáveis terão de vencer o adversário em casa por uma diferença nunca inferior a três golos de diferença. A derrota sofrida frente a Cabo Verde deixou em fúria os adeptos dos Camarões que tentaram mesmo invadir a sede da Federação Camaronesa de Futebol, o que foi evitado graças à intervenção das forças de segurança.
O desaire sofrido na capital cabo-verdiana levou ao afastamento do selecionador camaronês, o Francês Denis Lavagne. No lugar de Denis Lavagne, o treinador camaronês Jean Paul Akono, que levou a seleção de Sub-23 dos Camarões à conquista do ouro olímpico de futebol em 2000, foi designado novo selecionador dos Leões Indomáveis.