A Samsung Electronics lançou um relógio “inteligente” que funciona como um acessório para os seus smartphones líderes de mercado Galaxy, com uma pequena tela que oferece funções básicas como fotos e mensagens instantâneas.
A maior fabricante de dispositivos móveis do mundo espera que o Galaxy Gear impulsione o apelo pelos seus smartphones com o sistema operacional Android, enquanto luta para manter a sua supremacia no mercado de telefones de alta tecnologia, que tem uma saturação muito rápida, contra a arquirrival Apple.
O lançamento também sinaliza que a gigante sul-coreana é mais do que uma rápida seguidora da Apple, em termos de inovação. A empresa está a preparar-se para lançar um novo iPhone na próxima semana, mas ainda deverá lançar algum dispositivo para usar junto ao corpo.
“É um dispositivo complementar que nos manterá constantemente conectados”, disse o vice-presidente-executivo de Marketing da Samsung, Lee Young-hee a jornalistas em Seul, antes do lançamento do smartwatch. “Isso vai aumentar a experiência do usuário com o Galaxy Note 3 … e com isso, pretendemos criar uma nova tendência de estilo de vida, inicialmente com foco em jovens criadores de tendências e ícones de estilo”.
O smartwatch tem uma tela de 4,14 centímetros e uma câmera básica, que irá se conectar ao mais recente smartphone Galaxy Note 3 por meio de tecnologia bluetooth sem fio. Ele faz ligações, exibe mensagens, grava vídeos e tira fotos enquanto o telefone do usuário fica no bolso ou bolsa.
O Gear começará a ser vendido neste mês e custará 299 dólares. O sucesso do mais recente smartwatch da Samsung – versões anteriores em 1999 e 2009 não foram bem – será medido tanto em como isso afeta as vendas de smartphones Galaxy como nas vendas do dispositivo em si.