Os salineiros do distrito de Mossuril, na província de Nampula, norte de Moçambique, estão contra a venda de sal fora do território nacional supostamente porque escasseia. Esta posição vem da própria associação, que ao mesmo tempo apela aos demais produtores e revendedores deste condimento alimentar a garantir reservas locais.
O presidente da Associação dos Salineiros daquele ponto do país, Patrício Belmonte, considera que em termos de rendimento, o ano de 2012 foi improdutivo uma vez que as mudanças climáticas têm afectado costa dos distritos da província de Nampula e não só.Neste contexto, alerta que face a fraca produtividade, caso a venda de sal ao estrangeiro continue sem garantia de reservas localmente, entre fins deste ano e princípios do próximo pode haver crise.
Segundo Patrício Belmonte as salinas da província de Nampula, principalmente as suas localizadas a cinco quilômetros da Vila-Sede do distrito de Mossuril, registaram, sobremaneira, escassez recentemente.
As salinas em causa, normalmente rendem cerca de 300 toneladas por ano. Entretanto, em 2012, até ao momento foram conseguidas somente 100. Esta escassez regista-se desde Maio deste ano. “O governo provincial devia intervir para controlar a situação”.