O atacante egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, foi eleito Jogador do Ano pela Associação de Jornalistas de Futebol (FWA), completando a dobradinha dos maiores prémios individuais do futebol inglês e tornando-se no primeiro jogador africano a vencer o prémio que existe desde 1948.
Salah foi escolhido Jogador do Ano pela Associação de Jogadores Profissionais (PFA) após uma temporada excepcional, na qual marcou 43 golos em todas as competições.
O egípcio de 25 anos de idade suplantou por pouco o médio Kevin De Bruyne, do Manchester City, numa votação de mais de 400 membros da FWA, com a margem de vitória sendo de menos de 20 votos. O atacante Harry Kane, do Tottenham Hotspur, ficou em terceiro lugar.
“Que corrida foi essa entre dois jogadores que, em um período relativamente curto de tempo, alcançaram genuíno nível mundial. Mas Mo Salah é o mais digno dos vencedores. Ele também é o primeiro africano a receber o prêmio e nós o parabenizamos por esta temporada magnífica”, disse o presidente da FWA, Patrick Barclay.
Salah ajudou o Liverpool, que está em terceiro na Liga Inglesa, a alcançar a semifinal da Liga dos Campeões pela primeira vez em 10 anos.
O Liverpool enfrenta a Roma na partida de volta na capital italiana na quarta-feira, após vencer por 5 a 2 na partida de ida em Anfield, na qual Salah marcou duas vezes e deu duas assistências.
Salah segue para o Mundial da Rússia, em Junho, para jogar pelo Egipto, que foi sorteado no Grupo A, junto com a Rússia, a Arábia Saudita e o Uruguai.
Outros jogadores cogitados para votos de membros da FWA foram Sergio Aguero (Manchester City), Christian Eriksen (Tottenham), Roberto Firmino (Liverpool), Nick Pope (Burnley), David Silva (Manchester City), Raheem Sterling (Manchester City) e Jan Vertonghen (Tottenham).
O inédito prémio de Jogadora do Ano da FWA foi vencido pela atacante inglesa Fran Kirby, do Chelsea, que também foi coroada Jogadora do Ano pela PFA no mês passado.